Uma Escola comprometida:E.M.E.F. "Dom Távora!"

Uma Escola comprometida:E.M.E.F. "Dom Távora!"

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Quem foi Dom José Vicente Távora?



Padre dos pobres e bispo dos operários.


 
Foi Dom Távora, com sua experiência de Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, quem deu vida à Província Eclesiástica de Sergipe, criada em 1960, que na prática transformou a Diocese de Aracaju em Arquidiocese, e criou duas Dioceses no interior, uma em Estância.
“Dom Távora fez opção pela classe operária desde o início de sua vida sacerdotal lá na diocese de Nazaré da Mata, em Pernambuco, “cujo objetivo era formar operários católicos missionários atuando entre seus iguais para ‘converter a Jesus Cristo, não apenas este ou aquele colega individualmente, nem mesmo dezenas e dezenas de colegas, mas o próprio o(que ele mesmo fundou ainda como padre no início dos anos 50), Círculos Operários  assessorados por Mons. João Moreira Lima, grupos de Ação Católica Especializada e a entidade assistencial conhecida como Serviço de Assistência à Mendicância – SAME que acolhia pessoas abandonadas. Além de dar continuidade pastoral ao que já havia, fundou a Rádio Cultura de Sergipe que, juntamente, com a criação do Movimento de Educação de Base  – MEB, com suas escolas radiofônicas, ofereceu a educação do homem do campo e, a partir delas, fundaram e organizaram os primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a sua Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe – FETASE. Dom Távora é reconhecido como o patrono do sindicalismo rural de Sergipe.

Por Luis Antônio Barreto
Jornalista, historiador e diretor do Instituto Tobias Barreto e ex-secretário de Estado da Educação e também trechos citados pelo Padre Isaías Nascimento autor do livro Dom Távora bispo dos operários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário