Uma Escola comprometida:E.M.E.F. "Dom Távora!"

Uma Escola comprometida:E.M.E.F. "Dom Távora!"

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Chapa Integração: Integridade e participação!

Diretor é cargo de confiança, mas da comunidade, por isso no dia 15 de dezembro votamos na chapa Integração!

Candidatas da E.M.E.F. "Dom José Vicente Távora"
Professoras Tereza Cristina e Sílvia Karina
Para melhorar sempre
Algumas experiências na área já existem há tempos e podem servir como exemplo. A rede de Aracaju tem tradição de gestão democrática e realizou eleições diretas para o cargo de direção pela comunidade escolar durante dez anos, até 1996. Em 1997, o processo eleitoral foi banido por inconstitucionalidade (levantada pelo poder executivo municipal) e só retomado em 2002, quando nova lei aprovou a gestão participativa nas escolas.
Nessa segunda fase, o município optou por substituir o sistema de direção: em vez de um único diretor, as instituições de ensino passaram a ter três tipos de coordenadores, encarregados de desempenhar diferentes papéis. O coordenador geral é o responsável legal pela escola, articula a ação das duas outras áreas, é membro nato do Conselho Escolar e ordenador de despesas. O coordenador pedagógico cuida só do que diz respeito à ação em sala de aula e o terceiro cumpre os processos administrativos. Nem todas as escolas, porém, têm essa organização. A quantidade de coordenadores depende do número de estudantes em cada escola (um coordenador para unidades com até 200 alunos e, no máximo, quatro, para colégios com mais de mil alunos). Todas as decisões referentes à escola são discutidas no Conselho Escolar, que tem poder deliberativo e é composto por professores, pais, servidores e alunos.
Os coordenadores são nomeados por eleição, em que podem se candidatar segundo critérios claros, como ser professor efetivo por no mínimo três anos na rede. Além disso, as chapas têm de elaborar planos de ação que serão debatidos pela comunidade. É o próprio Conselho Escolar quem organiza o pleito, com pesos diferentes para votos de professores, pais, servidores e alunos (que participam se tiverem mais de 14 anos). http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/diretor-cargo-confianca-comunidade-423318.shtml

Convidamos professores, funcionários, pais e alunos a votarem!
                                                                          Professores


Nenhum comentário:

Postar um comentário